Bertioga, SP, disponibiliza tendas e caminhões-pipa para atender população afetada pela falta d'água
12/09/2024
Três tendas foram montadas em pontos estratégicos da cidade. Sabesp dá resposta sobre crise hídrica na Baixada Santista
Três tendas foram montadas em Bertioga, no litoral de São Paulo, para facilitar o acesso dos moradores à informação sobre a crise hídrica na cidade. Já para atender à comunidade até o reabastecimento se normalizar, a Sabesp disponibiliza 10 caminhões-pipa para abastecer as caixas d'água.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
As tendas estão localizadas em pontos estratégicos da cidade: Vila do Bem Vicente de Carvalho, localizada na Avenida Marginal, S/N°; Praça Nicola D'Angelo Neto, s/n, Maitinga; e Praça dos Emancipadores, no cruzamento entre as avenidas Anchieta e 19 de Maio, no Centro de Bertioga. O atendimento é realizado das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
A falta de água na cidade tem gerado transtornos para a população de Bertioga. Moradores relataram à TV Tribuna, afiliada da Globo, que estão com dificuldade em realizar tarefas cotidianas, como lavar as louças, tomar banho e cozinhar.
"Isso não é de hoje, já faz algum tempinho. Já fiz reclamação na Sabesp e eles mandaram uma mensagem de SMS avisando que devido a estiagem nos últimos 10 anos, é isso que está acontecendo", disse Naves, morador de Bertioga.
Sabesp está disponibilizando 10 caminhões pipa para abastecer as caixas d'água da população de Bertioga.
Prefeitura de Bertioga
Sabesp
Segundo a Sabesp, a crise de distribuição de água é devido à estiagem, 40% inferior ao mesmo período de anos anteriores, sendo a maior da última década. Além disso, a empresa alega que o problema é pontual, ou seja, acontecem em alguns bairros, como o Centro de Bertioga.
"São alguns lugares onde muitas pessoas estão sendo afetadas. Nós fazemos melhorias de rede para que na próxima estiagem possamos amenizar a situação", disse Nicolas Alvarez Gonzalez, gerente de Operação e Manutenção Sabesp na Baixada Santista, em entrevista a TV Tribuna.
Ainda de acordo com Gonzalez, o atual problema da falta d'água está em um dos cinco sistemas da Sabesp. "O que nós estamos fazendo hoje é um novo bombeamento, de outro sistema que a gente está tendo folga, que se chama sistema Itapanhaú. A gente vai conseguir bombear a água para o sistema Centro e assim a gente consegue equalizar".
Gonzalez diz que, até o fim do ano, serão finalizadas as obras de melhorias. Além disso, a distribuidora está disponibilizando 10 caminhões pipa para abastecer as caixas d'água da população de Bertioga.
"Estamos acompanhando de perto os serviços da companhia para garantir a normalização do abastecimento", disse secretário de Meio Ambiente, Fernando Poyatos, por meio de nota divulgada pela prefeitura.
De acordo com a Prefeitura de Bertioga, a população pode solicitar uma vistoria e informar o endereço completo pelos canais oficiais da Sabesp: telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita) ou WhatsApp (11) 3388-8000 (mensagem de texto). Além disso, reclamações podem ser realizadas pelo telefone da ouvidoria da Prefeitura, no número (13) 3319-8014.
Multa
Neste ano, a Prefeitura de Bertioga já havia multado a Sabesp em R$ 162 mil devido ao desabastecimento de água no sistema Furna/Pelaes, estação de tratamento responsável pela distribuição na cidade.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos