'Arrume o que fazer', diz Biden a Trump após críticas à gestão do governo sobre furacões
11/10/2024
Presidente dos Estados Unidos ficou irritado ao saber que Trump estava espalhando notícias falsas sobre o furacão Milton. Republicano chegou a afirmar que dinheiro de vítimas de desastres naturais teria sido desviado para migrantes. 'Arrume o que fazer', diz Biden a Trump
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu nesta quinta-feira (10) para que Donald Trump "arrume o que fazer", após o republicano criticar e espalhar notícias falsas sobre os esforços do governo para enfrentar os estragos causados pelos furacões Milton e Helene. Veja no vídeo acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
"Você está brincando comigo?", reagiu Biden, quando perguntado por um repórter, se ele tinha falado com Trump para pedir que ele parasse de disseminar desinformação.
Em seguida, Biden olhou diretamente para uma câmera de TV e disse: "Senhor presidente Trump, ex-presidente Trump: arrume o que fazer, cara, ajude essas pessoas".
Enquanto a Flórida se recuperava das passagens dos furacões Milton e Helene, Trump e seus aliados republicanos espalharam uma série de mentiras sobre a resposta da Casa Branca.
As informações distorcidas apontam particularmente para a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fena). Além disso, o republicano fez acusações falsas de que governo Biden teria desviado recursos destinados aos afetados pelas tempestades.
"Disseram que propriedades estão sendo confiscadas, mas isso não é verdade. Dizem que as pessoas afetadas por essas tempestades receberão 750 dólares [R$ 4 mil] em dinheiro e nada mais. Isso não é verdade", ressaltou Biden durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca.
"Dizem que o dinheiro necessário para essa crise está sendo desviado para os migrantes. Que ridículo. Não é verdade", acrescentou.
Biden e Kamala têm sido criticados por sua resposta inicial ao furacão Helene. O presidente passou o fim de semana trabalhando de sua casa de praia enquanto a vice-presidente estava na costa oeste do país em um evento de arrecadação de fundos para as eleições.
Nesta quinta-feira, ao deixar a coletiva de imprensa, Biden fez mais uma crítica a Trump. Ele afirmou que "o público responsabilizará" o candidato republicano nas urnas, em novembro.
Biden desistiu de disputar a reeleição e passou o bastão para a atual vice-presidente. No entanto, o presidente sabe que a forma como o governo lida com os furacões pode impactar nas eleições.
Kamala Harris também criticou Trump, após zombar de defensores de turbinas eólicas em um discurso de campanha.
"Ontem, me reuni com membros da equipe federal que está trabalhando incansavelmente para fornecer ajuda aos americanos afetados por Helene e Milton", relatou Kamala Harris. "Enquanto isso, Donald Trump espalhou mentiras e nos deu uma lição sobre o som do vento", acrescentou.
LEIA TAMBÉM
Ópera com sexo no palco, sangue e piercing ao vivo faz público passar mal na Alemanha
Turistas ficam presos 300 metros abaixo da superfície em mina desativada no Colorado; 1 morre
Nobel da Paz 2024: veja quem são os favoritos para receber o prêmio
Presidente dos EUA, Joe Biden, atualiza impactos da passagem do furacão Milton pela Flórida em 10 de outubro de 2024.
REUTERS/Annabelle Gordon
VÍDEOS: mais assistidos do g1